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7 de Maio de 2021

Problemas com Compras na Internet

Atraso na entrega de produtos. Comprou e não recebeu. Produto com defeito. Demora na troca de produtos. PRAZO DE TROCAS E GARANTIA.

Diógenes Soares, Advogado
Publicado por Diógenes Soares
há 4 meses

Nos dias atuais quem nunca comprou algum produto pela internet, seja pela oferta mais vantajosa ou pela praticidade?! Acredito que 98% da população mundial!

No entanto, boa parte desses consumidores acabam se decepcionando, pois nem sempre a promessa é cumprida.

QUAIS OS PRINCIPAIS PROBLEMAS?

- Atraso na entrega.

- Produto diferente do exposto.

- Produto com defeito.

- Produto não chegou.

- Problemas com a troca e prazo de garantia.

Além desses podem existir outros, já vi muitos casos exóticos acontecerem, qualquer dúvida sobre o seu que não esteja exposto aqui, fique à vontade para pedir orientação.

QUAIS OS DIREITOS DO CONSUMIDOR NESSES CASOS?

De logo, já vou te adiantando que todos estes merecem cada um a sua atenção devida, por isso é muito interessante consultar um especialista, qual me coloco a sua inteira disposição!! Clique aqui para falar comigo.

O Código de Defesa do Consumidor é bem objetivo para com os direitos básicos, quais garantem uma maior efetividade na busca por suas devidas reparações.

ATRASO NA ENTREGA:

No caso do atraso na entrega, este primeiramente deve-se observar qual o prazo que foi estabelecido pelo fornecedor do produto, ou seja, qual foi a promessa exposta no ato da compra, pois como dito anteriormente, muitos consumidores são levados a efetivarem a compra devido algumas ofertas, que quase sempre são: prazo de entrega e o preço do produto.

Com isto, fica claro para o consumidor que tal produto chegará naquela determinada data, embora o atraso de apenas um dia, lógico que em casos comuns, não enseja grandes prejuízos a ponto de gerar algum tipo de indenização.

Nesse caso, o consumidor pode requerer a devolução do valor pago, devidamente atualizado e corrigido, caso não tenha mais interesse em aguardar a entrega do produto.

Além disso, este poderá exigir nas vias judiciais uma possível indenização por danos morais.

PRODUTO DIFERENTE DO EXPOSTO.

Logicamente, que quando buscamos comprar algo sabemos de fato o que queremos, qualidade, quantidade e preço, que deve está claramente exposto ao consumidor.

Mas as vezes, principalmente quando compramos na internet, ao receber e analisar melhor o produto percebemos que não se trata do mesmo produto exposto. Existem casos inclusive, que chega a ser entregue um produto de cor diferente da solicitada.

Nesse caso, o consumidor tem o direito de requerer a troca do produto por outro da mesma qualidade, quantidade e preço que achava estar comprando, em caso de não haver mais disponibilidade, o consumidor poderá optar pela troca de outro de melhor qualidade, semelhança e faixa de preço igual ou parecida, no entanto, a oferta é opcional da loja.

PRAZO PARA TROCA E GARANTIA.

Em ambos os casos, os prazos e garantias são bem parecidos, mas há que se diferenciar os produtos novos e usados, pois existem alguns casos em que trata-se de produtos até mesmo novos mas com algum tipo de defeito ou marca de uso em que o próprio consumidor já adquire sabendo de sua existência, mas mesmo assim, ambos possuem garantia.

Como nesse caso estamos falando de produtos adquiridos por meio de compras realizadas na internet, em que o consumidor ver apenas por foto, além dos prazos de trocas e garantias estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor, é preciso também levar em consideração que o consumidor possui o direito de desistir da compra no prazo de 7 dias.

Além disso, o prazo comum para os casos expostos acima, é de 30 dias para resolução do problema apresentado.

Ou seja, após comunicar o problema ao fornecedor, vendedor ou loja responsável, este possui o prazo de 30 dias para solucionar o problema, efetuar a entrega do produto, devolver o valor pago, efetuar a troca do produto etc.

Passado este prazo, o consumidor pode buscar de todas as formas legais a garantia do seu direito.

Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato comigo que vou te ajudar a solucionar o seu problema!! Clique aqui para falar comigo!!

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